segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Curiosidade sobre Combustíveis


Há pessoas que pensam que gasolina comum faz o carro andar menos, e as demais gasolinas servem para aumentar a potência do motor. Estão bem equivocadas, pois os diferentes tipos de combustíveis servem são somente para limpar as vias onde passa a gasolina, eliminando as sujeiras que podem ir para o carburador e outras partes do motor. A potência do carro é definida no motor, ele vem de fábrica com alguns cavalos de potência, e com qualquer gasolina ele terá os mesmos cavalos de potência. Se você um automóvel e não tem o hábito de abastecer com gasolina aditivada, vá abastecendo gradativamente para que vá limpando aos poucos, e seu carro chegará perto de ter o rendimento de quando era zero quilômetro, pois as sujeiras dos combustiveis impedem o total aproveitamento do motor. Ele terá mais explosão e chega a ficar mais econômico.

Gasolina Comum
Características:
- É a gasolina mais simples encontrada no mercado
- Não recebe nenhum tipo de aditivo ou corante
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool anidro
- Possui uma coloração amarelada.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina.

Gasolina BR Supra
Características:
- Difere da gasolina comum pela presença de aditivos detergentes/dispersantes que têm a função de manter limpo o sistema de combustível, incluindo os bicos injetores e as válvulas do motor
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool anidro
- Recebe um corante que a deixa com a cor verde para diferenciá-la da gasolina comum
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, sendo especialmente recomendada para veículos com motores mais compactos, que trabalham a rotações e temperaturas mais elevadas e dispõem de sistemas de injeção eletrônica, entre outros.
Em relação à troca de gasolina recomendamos, caso esteja usando a gasolina comum há algum tempo, efetuar uma limpeza no sistema do veículo (motor, válvulas, bicos injetores, etc.). Caso não seja possível, outra alternativa é passar a usar a gasolina aditivada gradativamente, de forma a promover uma limpeza suave (misturar com gasolina comum).

Gasolina Premium
Características:
- Difere das demais gasolinas por apresentar uma maior octagem, o que proporciona um maior desempenho dos motores. Recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool
- Possui uma coloração amarelada.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas só é eficaz em veículos com motores com alta taxa de compressão (maior que 10:1).

Gasolina Podium
Características:
- Maior índice de octanagem de todas as gasolinas do mercado, promovendo melhor performance para veículos de alto desempenho
- Baixo teor de enxofre, reduzindo consideravelmente seu impacto ambiental
- Reduz o acúmulo de resíduos nos motores, possibilitando intervalos maiores entre as manutenções
- Gasolina com um padrão ambiental que a Europa e os Estados Unidos só exigirão a partir de 2005
- Desenvolvida com a mesma tecnologia que a Petrobras emprega para produzir a gasolina utilizada na Fórmula 1
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool
- É incolor.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos de altíssimo desempenho.

Curiosidades:

- A cor original da gasolina varia desde incolor até amarelada. Isto acontece devido aos diversos tipos de petróleo que são processados pelas refinarias.
- Atualmente, por força de lei federal, todas as gasolinas automotivas comercializadas no Brasil (comum, aditivada, premium e pódium) recebem a adição de 25% de álcool anidro.
- Depósitos de carbono formados em carburadores, injetores, coletores, válvulas de admissão e câmaras de combustão geram os seguintes efeitos:
+ afetam a dirigibilidade do veículo (motor engasgando, rateando e afogando)
+ reduzem o desempenho do motor (perda de potência, redução da aceleração, consumo do combustível, detonação, aumento do requisito de octanagem)
+ aumentam as emissões de gases de exaustão (HC, CO, NO).
- Os veículos à gasolina comercializados no Brasil, são regulados para funcionar com uma mistura de 75% de gasolina e 25% de álcool. A mistura de 50% de gasolina e 50% de álcool traria problemas para o funcionamento do motor, em especial perda de potência e rendimento, aumento do consumo de combustível e de emissões poluentes.
- Gasolina batizada é o mesmo que gasolina adulterada, ou seja, quando alguém adiciona solvente ou outros compostos a gasolina de modo a se obter um produto mais barato, porém com qualidade inferior a exigida pela especificação do produto. É bom lembrar que o uso de gasolina adulterada, ou “batizada”, pode causar danos aos motores dos veículos.


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