sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Carros e Enchentes, virou rotina

Ao se deparar com chuva fina ou uma pancada, deve-se diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel à sua frente.
Ao se deparar com uma grande quantidade de água na estrada, preste atenção pois pode dar calço hidráulico no motor, ou seja, ocorre quando a água entra na área de compressão do motor e danifica os pistões, podendo fundir o motor e "salgar" o prejuízo. O aconselhado aos motoristas é nunca tentarem religar o carro caso ele morra no meio da enchente.
- Procure lugares onde as lâminas d’água estejam mais baixas e mantenha uma distância de aproximadamente cinco metros dos carros da frente e dos lados, evitando assim que as ondas provocadas pelos outros veículos atinjam o seu.
- Tenha certeza de que o nível da água não ultrapassou a metade da roda do seu carro e, se tiver que fazer curvas, esterce o volante o menos possível.
- Mantenha uma velocidade baixa e constante e o motor em primeira marcha, em cerca de 2.500 rpm. A velocidade baixa vai ajudar a não formar mais ondas, enquanto a rotação mais alta vai soprar ar do escape, impedindo que a água entre por ali.
- Frear o carro no meio de uma enchente pode não ser uma boa idéia: o próprio movimento da água fará com que ela volte contra o veículo e entre pelo escapamento, aí é calço hidráulico na certa.

Assim ainda dá de passar:



Assim nem tente chegar perto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário